Nosso trabalho
Conheça nossos principais projetos.
Jornada Empreendedora da Pampulha
A ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA OURO NEGRO realizou em 2021 em conjunto com o SEBRAE - Minas, a mobilização de agentes territoriais da região da Pampulha e formatação para o desenvolvimento de uma plataforma de cursos de capacitação gerando o 1o. Ciclo de capacitação e orientação para negócios denominado “Jornada Empreendedora da Pampulha”, oferecido gratuitamente aos Belorizontinos.
A OURO NEGRO, se posicionando a favor do empreendedorismo econômico, social e cultural, atuou como mobilizadora regional na comunidade da Pampulha trazendo os parceiros do Acorda Confisco Criativo, a Rede Confisco pela Paz, o Projeto Resgatando vidas, o projeto Empreendedorismo e cidadania, a Associação de Moradores de Santa Terezinha e as lideranças da Vila Paquetá, Vila Ouro Preto, Engenho Nogueira e Urca.
Esta foi uma realização da Ouro Negro, SEBRAE - Minas, Sala Mineira da Empreendedor, JUCEMG, Prefeitura de Belo Horizonte, Governo de Minas Gerais.
Prêmio Zumbi de Cultura
O mês de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra e neste dia, ocorrem na Cidade de Belo Horizonte a entrega do XIII Prêmio Zumbi de Cultura– Cia Baobá Minas, que homenageia pessoas que são protagonistas com ações e trabalhos voltados para a temáticas da Cultura negra.
Dentre as homenageadas deste ano está a Presidente da ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA OURO NEGRO, Claudia Magno na nova categoria de Empreendedorismo Negro. Este prêmio se dá pela sua atuação como idealizadora e presidente da Ouro Negro e todas as ações culturais que a mesma realiza, impulsionando o empreendedorismo, o empreendedorismo cultural e artístico potencializando a economia criativa das comunidades e da cultura popular na cidade de Belo Horizonte.
O XIII Prêmio Zumbi de Cultura é realizado pela Companhia Baobá, que presenteia com o troféu confeccionado pelo artista Jorge dos Anjos. Foram contempladas 19 categorias, que destacam o trabalho de mestres populares, artistas e grupos culturais das artes, política e cultura em Minas e no Brasil.
PRÊMIO ELAS PERIFÉRICAS - 4a. Edição
A Associação cultural e artística Ouro Negro foi uma das contempladas com o Prêmio Elas Periféricas 4a. Edição. O prêmio fornecido pela Fundação Tide Setúbal potencializa iniciativas criadas e/ou lideradas por mulheres negras atuantes nas áreas periféricas do Brasil e que promovem a transformação nestes territórios. Esta é uma ação da Plataforma Alas realizada em conjunto com o TikTok que contempla as 75 coletivas aprovadas, com apoio institucional por meio de repasse financeiro de até R$ 20 mil para cada, e também mentoria e ciclo de formação nas seguintes áreas estratégicas:
-
Gestão;
-
Sustentabilidade;
-
Comunicação;
-
Indicadores e M&A;
-
Questões jurídicas.
A Ouro Negro agrade a Fundação Tide Setúbal pelo apoio e oportunidades de crescimento na nossa área cultural e artística.
TERMO DE COLABORAÇÃO
Associação cultural e artística Ouro Negro em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte através da Fundação Municipal de Cultura realiza ações culturais e artísticas nos 17 Centros Culturais, 22 Bibliotecas Públicas e equipamentos através do chamamento público 006/2022.